A 20ª edição do Homens na Cozinha ficou marcada com recordes na história da CDL Caxias do Sul e na benemerência da cidade. A solidariedade de 2,5 mil pessoas foi o tempero que deu o sabor do maior jantar da Serra Gaúcha. Na noite desta terça-feira (23), entidades filantrópicas de Caxias do Sul receberam a doação de R$ 415 mil.
A partir de edital aberto em fevereiro, foram aprovados pela comissão organizadora do Homens na Cozinha 32 dos 42 projetos inscritos. O valor ajudará diretamente 73.127 pessoas e indiretamente 190.216.
O repasse será destinado para a manutenção da estrutura física das instituições sociais e na aquisição de itens que facilitam a rotina desses locais, como alimentos, contratação de profissionais, aquisição de equipamentos, materiais de expediente, reformas e compra de medicamentos.
Para garantir a aplicação correta das doações, a CDL Caxias possui um setor de responsabilidade social, que realiza o acompanhamento das ações após a destinação dos valores e realiza visitas de auditoria. As instituições assistenciais também precisam prestar contas das atividades desenvolvidas. Em 20 edições, o Homens na Cozinha já arrecadou R$ 3,3 milhões, convertidos para 341 projetos sociais, auxiliando mais de 460 mil pessoas.
Sob o lema “Receitas de Solidariedade”, o Homens na Cozinha 2023 ocorreu dia 15 de abril, nos Pavilhões da Festa da Uva. Durante o evento, 40 cozinhas, com 160 chefs-empresários e representantes de entidades prepararam menus para o público de adesão.
Eduardo Colombo, presidente da CDL Caxias, diz que a cada ano o Homens na Cozinha se renova, mas sempre fortalecido com o condimento principal, que é o da filantropia. Para ele, os números demonstram como é importante a união de esforços. O presidente também antecipa que a 21ª edição do jantar já tem data marcada: será em 13 de abril de 2024.
“Um dos pilares da CDL Caxias é justamente a solidariedade. Precisamos garantir a continuidade dos projetos assistenciais que ajudam muitos moradores da nossa região. O Homens na Cozinha é uma das maneiras que encontramos para colaborar com a melhora da qualidade de vida da população”, finaliza.
Idealizada em Caxias do Sul durante a gestão do empresário Nelson Lisot, nos anos de 2001 e 2002, o Homens na Cozinha serviu de inspiração e é replicado por outras CDLs gaúchas. Além de Caxias, o modelo é realizado nas cidades de Vacaria, Flores da Cunha e Carazinho.
Confira as entidades contempladas:
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha (Domus)
Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan)
Associação de Educação Infantil Integral Educaritá
Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev)
Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul (Rimviver)
Associação Jesus Senhor
Associação Mão Amiga
Associação Regional dos Deficientes Físicos (Arampa)
Banco de Alimentos de Caxias do Sul
Casa Anjos Voluntários
Centro Assistencial Portal da Luz
Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos
Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo Santa Fé
Centro Espírita Alunos do Bem
Círculo de Pais e Mestres do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Caxias do Sul
Comunidade Terapêutica Centro Vita de Caxias do Sul
Desafio Jovem Unidos na Fé
Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente (Enca)
Escola de Pais do Brasil – Seccional Caxias do Sul
Fundação Caxias do Sul
Grupo Espírita Casa do Caminho
Hospital Geral de Caxias do Sul
Instituto da Audiovisão (Inav)
Instituto Filhos
Lar da Velhice São Francisco de Assis
Liga Feminina de Combate ao Câncer
Liga Feminina da Loja Marechal Deodoro
Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora (Patna)
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Joana D’Arc